terça-feira, 12 de julho de 2011

CHUTA QUE É MACUMBA

     É a famosa frase do Chik Jeitoso, Bruxo e Tarólogo a mais de 29 anos: Chuta que é macumba! Parece que o Madson jogador do Clube Atlético Paranaense, também pensa assim. Em entrevista coletiva após o jogo de 0x0 contra o Avai na baixada, o jogador fala: Parece que enterraram um sapo por aqui!

     Chik Jeitoso é um personagem que faz parte desse mundo e em uma de suas previsões e consultas, ajudou o Paraná Clube a tomar rumo nessa série B, pelo menos até agora. Figura carismática tem o poder ou o dom quem sabe, de fazer a cabeça dos torcedores e da grande maioria que vive ao redor do futebol. 
    
     Faz tempo que o futebol e a religião se misturam, crenças e paixões afetam a razão do torcedor e com isso muitas histórias são criadas e acabam virando lendas dentro do futebol. Frases como "se macumba ganhasse jogo, o campeonato Baiano terminaria empatado".
    
     Vou contar uma dessas histórias, de maneira reduzida claro, mas para conhecimento geral.  Domingo de Atlé-tiba, Couto Pereira lotado 52.000 pessoas, o 2º maior público em Atlé-tibas da história,(o 1º foi no dia 17 de Dezembro de 1978, com Manga no gol Coritiba vence nos penaltis) 1º de Maio dia do trabalho, viemos de uma concentração que havia começado na quinta-feira, muito truco, poker, estudo e pensamentos direto no clássico.
 
     Subimos as escadas do túnel para o campo e uma festa maravilhosa começava a acontecer, o barulho inacreditável, os sentimentos que tomavam conta de minha, a motivação do torcedor era espetacular, saudamos a torcida e começavam as entrevistas, (aquela época eram permitidas dentro de campo) em meio a nossa finalização de aquecimento.

     Ao comando do árbitro as equipes vão se posicionar em seu campo e eu caminho para o gol da Igreja do Perpétuo Socorro, em frente a torcida Atleticana (antigamente ficavam naqueles anéis) quando um grito desesperado me chamou a atenção: Chuta que é macumba! Dois chutes devagar com o pé esquerdo e um terceiro mais forte para jogar tudo para longe, também com o pé esquerdo!  Quem falou isso? Cade o cara? Teria sido o Chik Jeitoso?

     Procurei quem havia gritado comigo, passando as instruções, a maneira de eu agir. Em frente, algumas velas vermelhas e pretas, colocadas no poste esquerdo da trave. Bem, nem sei no que pensei, mas fiz exatamente como alguém me mandou fazer. E procurei, procurei muito essa pessoa, até hoje não sei dizer quem foi ou de onde escutei aquela voz. Engraçado mas é a primeira vez que entro no assunto.

     O que aconteceu? Pois é, vencemos o jogo, 3x0. Um lindo e disputado Atlé-tiba, eu era o goleiro do Coritiba e sei que jamais esquecerei o que aconteceu antes do início daquela partida. Mas não me pergunte no que acredito, por que com certeza existem muitas coisas que vi e vivi, que nunca saberei explicar...futebol e religião...paixão e razão... 

     Chuta que é macumba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário