domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pequenos acertos

     É muito bacana saber que a galera bebe na sua fonte, sem querer ser arrogante ou prepotente, mas dá uma satisfação danada ver que aquilo tudo que você colocou no início do ano, vem se confirmando e virando verdade nos comentários e colunas de uma moçada de qualidade. Ok estou me achando né? Na boa já passou...


     Então vamos lá, O Coritiba atropelou a boa e bem dirigida equipe do Arapongas. E aqui cabe um comentário, o trabalho dos "gringos" vem merecendo destaque. Hoje o Uruguaio Dario Pereira é o quarto lugar e o também Uruguaio Carrasco é o terceiro, claro, se ao final da rodada conseguir fazer mais de 5 gols de diferença frente o Cianorte pode ser o líder do torneio. Lembrando que para o Cianorte 3 gols são necessários para voltar a liderança. Os 2 treinadores Uruguaios entre os 4 primeiros do campeonato.


     Voltando ao Coritiba, com seu planejamento de longo prazo e feito de forma competente, colhe frutos de muito boa qualidade, recordes e disputas de títulos. Outro exemplo são os 100 jogos feitos pelo garoto da base Lucas Mendes. Em sua chegada ao profissional do Coritiba virou lateral esquerdo, na visão do então treinador do Coritiba Nei Franco, a forte marcação aliada ao bom ganho nas bolas aéreas, levariam o garoto a trocar de posição. Com a contratação de um treinador acostumado a formar atletas nas categorias de base e com o poder de mostrar como se faz ao vivo pois foi craque, hoje a lateral esquerda COXA tem sim um titular.


     São 38 jogos sem derrotas e 22 vitórias nos torneios, é uma marca e tanto de uma equipe que repõe as peças com qualidade e em sua maioria com acertos, Marcel, Lincon, Renan Oliveira (que já foi motivo de um texto lá atrás) e Jackson, somados ao grupo que está junto por 2 ou 3 anos, formam uma equipe bem equilibrada e forte para os campeonatos.


     No momento da contratação do Junior Urso, minha dúvida era a seguinte: ao lado do Willian, em frente da zaga COXA, será que dará certo? São 2 primeiros volantes e de mesma característica. A equipe perde muita qualidade nas saídas de bola e sofre muito com o excesso de faltas cometidas pelo Urso. Não adianta só realizar o bloqueio ao adversário, existem muitas qualidades necessárias para se fazer o papel. O Marcelo Oliveira necessita de um segundo volante, o Tcheco bem fisicamente pode ser o cara, quem tem a responsabilidade é o Departamento Físico do CFC, saber administrar o melhor condicionamento para o atleta.
    


     E já que falamos em pequenos acertos, vai aí mais um que preocupa até para a sequência de outros campeonatos, em jogos principalmente fora de casa. Essa preocupação é a primeira linha de marcação Coxa, formada na maioria das vezes por Marcel, Rafinha, Davi, Lincon e Renan Oliveira (4 destes jogando). Essa linha tem se mostrado irresponsável no bloqueio da saída de bola adversária. Hoje para se obter bons resultados é necessário não deixar o adversário sair jogando. Pequenos acertos para uma equipe que segue no caminho em busca de grandes conquistas. Abraço.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário