quinta-feira, 26 de julho de 2012

Metas



     Pela colocação na tabela, pela qualidade dos adversários que o Coritiba enfrenta e pela dificuldade normal que e´disputar o campeonato brasileiro, o Coritiba deveria trabalhar com metas. A cada dois jogos, seis pontos disputados, mais uma meta vencida.

     Nesta pequena saída para o Nordeste, o Coritiba conseguiu trazer quatro pontos. Um empate em 2x2 contra o Bahia e a boa vitória por 3x4 frente ao Náutico.

     Falhas antigas mostram uma “ferida” enorme aberta no sistema defensivo. O pequeno entrosamento entre os volantes expõe mais ainda a irregular zaga da equipe.

     Chico foi contratado e é um volante que joga com o pé esquerdo. Penso que o treinador Marcelo Oliveira, deveria colocar Willian e Chico juntos, pé esquerdo e direito em frente à zaga, como Leandro Donizete e Leo Gago que fizeram ótima dupla nesse setor.

     Por mais que o Pereira faça gols, quando se trata de defender, que é sua principal função na equipe, ele falha. Nestes dois jogos no Nordeste o Coritiba sofreu cinco gols. Muito para qualquer sistema defensivo. Demerson com todo meu respeito, não deveria estar tirando a oportunidade dos garotos formados na base Coxa.



     Tenho certeza de que o caminho é o treinamento e muita conversa. Apesar de às vezes jogar com até três volantes, não significa que a equipe esteja bem segura e equilibrada defensivamente.

     Uma boa marcação começa pelos atacantes, marcar forte e sair rápido para o ataque. Treinar a equipe para jogar de maneira firme e compacta tanto dentro como fora de casa. Este o grande problema do treinador Marcelo Oliveira, joga um futebol ofensivo e vibrante dentro do Couto Pereira, mas não consegue repetir o desempenho em jogos fora.



     A equipe de Olímpica de futebol masculino iniciou com vitória em seu confronto frente ao Egito.

     Com um bom primeiro tempo onde o Brasil foi criativo e rápido nas saídas para o ataque, os gols foram surgindo um após outro, a grande qualidade técnica dos jogadores brasileiros e a determinação de marcar sem a posse de bola, levou o jogo para 3x0 ao final do tempo.

     Infelizmente no segundo tempo do jogo, a equipe parecia ser outra, desinteressada e sem dividir uma bola, sofreu dois gols da fraca seleção do Egito e terminou a partida levando sufoco.

     O treinador brasileiro parece a Rainha da Inglaterra no banco de reservas, não grita, não orienta e não se manifesta.  Uma figura decorativa. Esquema tático nenhum e novidade nenhuma. Os jogadores parecem jogar por eles mesmos, graças a sua técnica ou sua condição física. Contar com a ajuda de um esquema montado pelo treinador, eu duvido.

     Faz-me pensar se não seria melhor para o nosso futebol ser eliminado e trocar de treinador. Talvez esteja muito pessimista afinal foi só o primeiro jogo, mas não vejo evolução tática alguma.

     Uma coisa que não posso negar é que o Dunga havia devolvido a nossa seleção o respeito à camisa amarela, não perdemos para a Argentina nem em Buenos Aires. E uma frase dele me marcou muito: "se tivermos a mesma pegada que eles, venceremos, pois somos melhores tecnicamente". Claro Dunga não levou a Copa do Mundo, mas ganhou todo o resto.

     Mano perdeu tudo até agora, quem sabe conquiste a Copa do Mundo, eu não acredito, mesmo ela sendo disputada no Brasil, abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário