quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Eu sou observador. Quem quer?

     Talvez eu me candidate como profissional responsável pelas contratações no futebol vou mandar currículo.  É verdade a falta de conhecimento dos profissionais responsáveis pelas contratações, salta aos olhos.

     E só pode ser falta de conhecimento ou terei que pensar em envolvimentos obscuros com empresários levianos e seus acordos que não podem ser divulgados.

     Alguns jogadores são contratados e nem chegam a participar de um jogo inteiro. Observado nos treinamentos é descartado dos planos do treinador, que por sua vez, pede logo a contratação de mais jogadores na mesma posição. Pronto mais um salário que tem que ser pago, muitas vezes salário alto e sem retorno.

      Profissionais que conheçam as coisas dentro e fora dos gramados no futebol são indispensáveis nessa profissão. Analisar e observar os atletas para passar ao clube a sua avaliação final. Chamo esse profissional de observador.

      NÃO SE PODE CONTRATAR JOGADORES POR OUVIR FALAR OU ASSISTINDO DVDS.

     Para acabar com o desperdício de dinheiro, algumas medidas tem que ser tomadas e com a contratação do profissional correto, uma ficha com essas medidas pode assim ser escrita:

        Participação do treinador, sem a aprovação deste, não existe contratação.

            E olhe que certa vez presenciei a discussão do observador do clube com o treinador na frente do presidente. O treinador queria a contratação de determinado jogador e o observador do clube argumentava que após suas anotações e preenchimento de sua ficha de avaliação esse jogador não correspondia às necessidades do clube. Explicou que o mesmo até passaria pela a avaliação médica e física, mas que certamente ficaria parado por um bom tempo após os primeiros treinamentos. Tudo graças a sua ficha e a consulta sobre suas contusões. Jogador caro e que não foi contratado. Gerou uma situação muito ruim entre treinador e o observador de confiança do clube. Passado 40 dias o jogador em questão foi contratado por outra equipe. Contundido fico parado por mais de 3 meses. Sem dúvida um dos muitos exemplos que justificam a existência desse profissional no clube.

       A observação, seja onde for.

             O responsável por este departamento do clube deve viajar ver o desempenho do atleta pessoalmente. DVDs ou outras formas de informação podem ser editadas ou ser incorretas. (saber como está o rendimento físico, técnico e tático dentro de alguns jogos)

       A ficha (clínica) médica

 Do atleta (contusões, tempo de recuperação, número de contusões no ano e a gravidade das contusões durante a carreira)

       Conversa com atletas que estejam atuando ou que atuaram junto ao atleta a ser contratado.

            Descobrir como é a participação deste nos vestiários, se é positivo para o grupo, se é tranqüilo fora de campo, se possui algum vício etc.

  



       Revisão.

              Dentro do que o clube e seu treinador necessitam para formação do esquema tático a ser usado, ter a certeza de que o atleta corresponde a essa necessidade. O atleta é bom jogador, mas não possui as características pretendidas pela equipe no momento.                                Não se encaixa no esquema tático a ser desenvolvido. Então não se contrata.



     Pronto meio caminho andado, agora é com o clube e seu departamento jurídico que vai iniciar a negociação.



     Salve galera do futebol e do rock n´roll!

     Que os clubes aproveitem a dica é de graça. Para muitos vai parecer besteira ou muito simples como a maioria ira dizer. Pois é, simples como o futebol sem invenções, complicações e DVDs.

     Claro alguns itens estão faltando nessa ficha, não se pode entregar o ouro totalmente. O mais importante é o profissional observador para trabalhar com ela. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário